sexta-feira, 19 de junho de 2015

Câmara de Chorozinho aprova PME e APEOC pede emenda ao texto para incluir servidores

A Secretária Municipal de Educação, de Chorozinho, Cristiane Couto esteve presente nesta sexta feira 19-06, no plenário da câmara municipal, para apresentar e acompanhar a votação do PME (plano Municipal de Educação).
O plano foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas o sindicato APEOC do município, deve apresentar emeda ao texto aprovado.
De acordo com o professor Alexandro Carvalho, presidente da entidade, a emenda visa incluir os demais servidores da pasta,e deve ser apresentada até a próxima semana.
Este plano fundamentará todos os objetivos que a educação do município buscará cumprir nos próximos dez anos, sendo, desta forma, importantíssima a participação e envolvimento de todos.
A oficina de formação do plano realizada pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na E.E.F Padre Enemias Freire de Almada na segunda-feira, dia 27/04.


Apesar de sua construção democrática, o sindicato APEOC lamentou a exclusão da previsão de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores lotados na secretaria de educação do município.

O Plano Municipal de Educação é de todos que moram no município; portanto, todas as necessidades educacionais do cidadão devem estar presentes no Plano, o que vai muito além das possibilidades de oferta educacional direta da Prefeitura.
Também não se trata do plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação.
O trabalho pressupõe o envolvimento das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade, mas não deixa de conferir peso e importância ao papel dos dirigentes municipais.
Para assegurar qualidade e dar peso político ao Plano, é desejável que o Prefeito e seus secretários assumam papel de destaque, como importantes lideranças na construção das decisões que vincularão o projeto educacional com o projeto de desenvolvimento local.