segunda-feira, 29 de junho de 2015

STDS Pacajus inicia a semana do bebê

Na tarde desta segunda feira 29-06, a secretaria do trabalho e desenvolvimento social, realizou a abertura oficial da semana do bebê.
O evento aconteceu no Ginásio Municipal Augusto Araripe Filho (Colégio Municipal), e contou com a presença do prefeito Marcos Paixão, secretários municipais, diretores e coordenadores de escolas de educação básica do município e vereadores da base aliado do governo municipal.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. 
A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.



Entre os dias 30/06 e 03/07, a programação da Semana do Bebê terá inúmeras atividades voltadas ao tema. Elas acontecem em eventos realizados nas escolas municipais, Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura e Turismo e Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

Programação – Semana do Bebê de Pacajus

29/06: Abertura, às 14h, em evento para diretores de colégios no Ginásio Municipal Augusto Araripe Filho
29/06 a 03/07, a partir das 14h, em todos os CEI’s: Confecção de cartazes, concurso de desenhos, exibição de vídeos, desfile de crianças, contação de histórias, atividades ao ar, dentre outras, envolvendo pais e alunos
29/06 a 03/07, às 14h, na STDS: Palestras, oficinas e gincanas lúdicas voltadas para gestantes, puerpérias, mães com crianças de 0 a 7 anos e responsáveis com crianças de 0 a 7 anos
29/06 a 03/07, em todos os PSF do município: Intensificação de atendimento de puericultura em todos os postos nas crianças de 0 a 2 anos; e intensificação do pré-natal

03/07: Caminhada com primeira dama do Estado, Onélia Leite Santana, às 16h, saindo da Biblioteca Municipal até Praça Renato Pessoa de Aguiar

Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.  A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.

Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, uma iniciativa do UNICEF e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O objetivo é reduzir a mortalidade na infância para 20 ou menos óbitos de crianças por 1.000 nascidos vivos em todos os países até 2035.