domingo, 17 de setembro de 2017

Forças Armadas reafirmam apoio às operações no Rio

Raquel Júnia-Agencia Brasil

As Forças Armadas reafirmaram o apoio na manutenção das operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro.

Em nota divulgada nesse sábado (16), o Comando Militar do Leste esclareceu que não haverá descontinuidade nas ações e que há verbas previstas pelo Ministério da Defesa para a manutenção das ações conjuntas com a Secretaria de Estado de Segurança.

O comunicado é uma resposta ao anúncio de que as operações das Forças Armadas poderiam ser descontinuadas por falta de verbas, veiculado em parte da imprensa na última sexta-feira (15).

O comando ressaltou que verbas para sustentar as operações já estão sendo enviadas do Ministério da Defesa para as demais unidades militares, através dos procedimentos burocráticos normais. E, à medida que novas ações ocorrerem, outros recursos vão se descentralizados.

Neste sábado, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu nota considerando imprescindível o retorno dos militares às operações de segurança.

A entidade fez um apelo para que seja feita uma reunião entre os agentes de segurança estaduais e federais, a fim de garantir a permanência das tropas no Rio até 2018, como havia sido prometido, inclusive durante visita do presidente Temer ao Rio de Janeiro.

Procurada para se posicionar sobre o assunto, a Secretaria de Segurança também divulgou uma nota elogiando as ações conjuntas realizadas com as forças federais e destacando os resultados das operações.

Segundo o texto, as três grandes operações realizadas em parceria resultaram na prisão de 88 pessoas.